sexta-feira, 12 de junho de 2015

   TURISMO RELIGIOSO EM SÃO GONÇALO - RIO DE JANEIRO - BRASIL

Um dos mais tradicionais e importantes eventos da religião católica, a festa de Corpus Christi celebra a presença de Jesus Cristo na Eucaristia.



                                            Foto: Patrick Guimarães


                                                                     Foto: AGS

                                                                      Foto: Jardel

                                               Foto : Jardel


A origem da solenidade de Corpus Christi remonta ao Século XII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real de Jesus Cristo no pão consagrado. 
A festa do Corpus Christi foi iniciada pelo Papa Urbano IV, com a Bula "Transiturus", de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada anualmente na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. 
O Papa Urbano IV era o Cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Líege, na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornilon, nascida em Liége, em 1192, aos 18 anos de idade.
A festa de Corpus Christi começou em 1230, na paróquia de Saint Martin, em Líege. só no interior da Igreja. Em 1247, a primeira procissão eucarística saiu às ruas da cidade, como festa da diocese e de pois se tornou festa nacional na Bélgica.
Como festa mundial, foi decretada em 1264, seis anos após a morte de irmã Juliana, aos 66 anos de idade, em 1268, que foi canonizada como Sana Juliana de Mont Cornillon, em 1599, pelo Papa Clemente VIII. 
No Brasil, a festa de Corpus Christi passou a integrar o calendário religioso a partir de 1961, com a realização de uma procissão pelas ruas de Brasília, e a tradição de se enfeitar as ruas começou em Ouro Preto, cidade história de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida. E, a hóstia é o próprio corpo de Cristo, que alimenta os fiéis. Uma hóstia é consumida e a outra é colocada como meio de adoração. Como um sinal da presença de Cristo Vivo em sua Igreja.Fonte:Blog Assueres Barbosa.


                                                                           Foto : AGS

                                                                        Foto: Jardel

                                     Eu Marina Morena...feliz por ter participado. Foto: AGS
                                                                  Foto: Déborah Manhanini

Foto: AGS


Foto:  Déborah Manhanini


                                              Pausa para o descanso.      Foto: ASG


A comemoração é tradicional na cidade de São Gonçalo e os tapetes confeccionados são considerados os maiores da América Latina com 241 painéis, nos quais foram utilizados 50 toneladas de sal grosso, borra de café,200 sacos de serragem, todos os anos atraem muitos  devotos quando os tapetes são expostos através de quase 2 quilômetros e no dia de Corpus Christi e realizada a santa missa solene.

                                                                        Foto: Jardel
                                                                          Foto: Jardel

                                                                     Foto: Patrick Guimarães

                                                                   Foto: Patrick Guimarães

 Foto: Patrick Guimarães


Igreja São Gonçalo do Amarante.
  Foto:Déborah Manhanini


Igreja São Gonçalo do Amarante a noite, construída em 1646.
Foto: Sergio Toledo Rodrigues

Um comentário:

  1. ESTOU ORGULHOSA DE MINHA CIDADE NATAL TER MOSTRADO COM O PASSAR DOS ANOS QUE CRESCEU NA CONSTRUÇÃO DOS TAPÊTES DE Corpus Christi .

    ResponderExcluir